quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Você sabe o que é "gerrymandering"?

Em época de eleições e também quando temos alguma crise no congresso nacional sempre  escutamos muita gente falando de reforma política. Outro dia mesmo escutei o deputado Arnaldo Madeira (nada contra ele, que é bem inteligente) falar várias bobagens na CBN.

Muita gente advoga por uma mudança no nosso sitema eleitoral para que ele passasse a funcionar com voto distrital majoritário. Eu sou contra, por um batalhão de motivos que em outra oportunidade posso aprofundar. Mas agora eu queria falar um pouco sobre uma das coisas mais complicadas do sistema distrital majoritário, que é o "gerrymandering".

MOUNT LYELL SALAMANDER
Esse "palavrão" em inglês é o termo utilizado para o ato de negociação do traçado de cada distrito (o território que ele vai englobar) para benefício de um político  ou partido específico. A palavra vem do nome do político americano Elbridge Gerry que nos idos de 1800 redesenhou os distritos eleitorais de Massachusets para beneficiar os seus aliados. Um dos distritos ficou com um formato tão absurdo que tinha a forma de uma salamandra (ou "salamander" em inglês) e assim se forjou a segunda parte da palavra:  gerryMANDERing. 

O sistema distrital majoritário além de passar pela definição inicial dos distritos, também tem que enfrentar a sua revisão, já que ao longo do tempo e das mudanças na sociedade é razoável que eles sejam "atualizados". Nos EUA a revisão ocorre de 10 em 10 anos e as denúncias de corrupção, abusos e imoralidades em geral são muitas. Lá também existe uma versão positiva do "gerrymandering"  que é quando o governo interfere no desenho de distritos para beneficiar grupos vulneráveis (como se fosse uma política afirmativa).A próxima rodada será no ano que vem.
Quem assistiu ao filme Milk, sobre o vereador homossexual de São Francisco, deve lembrar que ele só consegue se eleger depois da alteração do seu distrito que fica com o traçado dos bairros com alta presença de homossexuais. O traçado dos distritos tem uma importancia vital para os políticos.

Em um país como o nosso, com todos os problemas de particularismo na política, corrupção e o passado de voto de cabresto não é difícil de imaginar como esse processo "funcionaria".

Ainda este ano deve sair nos EUA um documentário sobre o assunto. O trailer esta abaixo (só em inglês):

Um comentário: